É incrível pensar que o mesmo talento que o homem possui para construir belos monumentos também é usado para criar enormes máquinas de destruição. Neste artigo, no caso, falaremos das escavadeiras gigantes, veículos capazes de enfrentar terra, rocha, gelo ou o que se meter na frente.
Apesar de no dia a dia as escavadeiras comuns serem mais usadas na área de construção civil, existem desafios muito maiores a serem vencidos — o que também exige equipamentos com tecnologia aprimorada e grande capacidade de extração.
É o caso do setor de mineração, em que a quantidade de toneladas de minério removidas depende apenas do quanto as máquinas aguentam trabalhar. A seguir, vamos acompanhar algumas fotos e explicações sobre as maiores escavadeiras existentes na Terra.
A monstruosa Bagger 288
Todo esse tamanho vale a pena?
Segundo os engenheiros alemães, vale. A Bagger 288, com sua roldana principal medindo 18 metros de altura, é capaz de extrair 240 mil toneladas de carvão ou outro tipo de material por dia — isto é, mais de cinco vezes o seu próprio peso. Além disso, pode ser operada por apenas cinco trabalhadores instruídos.Entretanto, com essa dimensão extraordinária, a velocidade de movimento é bem lenta (cerca de 10 metros por minuto). Na sua última grande viagem, em 2001, o veículo demorou três semanas para cruzar 22,5 km e chegar ao seu novo destino — nem conseguimos imaginar o caos que isso deve ter causado para os moradores locais!
Nenhum comentário:
Postar um comentário